Carta a Jorge Amado+

Houve uma proposta no meu colégio para imaginar que Jorge Amado estava ainda vivo e mandar uma carta pra ele falando sobre Capitães da Areia. Eis a que eu fiz:

Salvador, 06 de outubro de 2011

Caro Jorge Amado,

Meu nome é Renata, sou estudante do 9º ano e tenho 14 anos. Venho por meio desta escrever a respeito da recente leitura de seu renomado livro "Capitães da Areia". De extrema crítica, que quase não é implícita, o livro me levou a olhar nossa cidade com outros olhos; outra admiração.
Mesmo que os anos tenham se passado, o texto é bem atual. Os ricos não querem saber dos pobres e estes, se não tiverem alguém que o faça, culpam-se por a vida que têm. As passagens de Sem-Pernas e do Padre José Pedro foram as minhas preferidas. O primeiro resume praticamente todos os sentimentos dos capitães, só que com mais intensidade. Já o segundo, retrata a mente de pessoas da época que ficavam em dúvida da culpa dos garotos. Muito bom mesmo.
Queria compartilhar meus sentimentos. O livro é grandiosamente maravilhoso. Gostaria que mais pessoas o lessem e que ele "abrisse" suas cabeças que só no pensam no poder. Que pudessem sentir que a liberdade é como o Sol; como andar nas ruas da Bahia.
Atenciosamente,
Renata Porto.


Comentários