O Cavalo e seu Menino

Editado por Renata Sol em 11 de julho de 2013 às 11:07


Autor: C.S. Lewis
Ano de publicação da história: 1954 
Nº de páginas: 102
Coleção: As Crônicas de Nárnia (publicado em 2005)
Editora: Martins Fontes
Classificação: 3 estrlinhas


"- Meu nome é Brirri-rini-brini-ruri-rá.
 - Não vou aprender isso nunca. Posso chamá-lo de Bri?
- Bem, se não consegue dizer mais do que isso... E o seu nome?  
- Shasta.
- Opa! Nomezinho complicado! Mas vamos ao galope. (...) Pronto? Já! Para Nárnia e para o Norte!" 



Shasta morava com um pescador, o qual chamava de pai, ao sul da Calormânia e a história se passa na época em que o Grande Rei de Nárnia era Pedro. Ele tinha um grande interesse pelo Norte, pois nunca ninguém falava ou ia para lá e achava que as terras escondiam um segredo.
Em um dia, a cavalo, um senhor que aparentava ser rico - que Shasta descobriu ser um tarcaã - queria comprar o menino e o pai de Shasta ficou muito interessado nessa proposta. Afinal, não gostava do menino e ainda poderia receber uma quantia significativa pela troca. No tempo em que os dois homens discutiam a proposta, Shasta ficou a sós com o cavalo. E ficou assustado quando descobriu que ele falava! Nos poucos minutos que a conversa se deu, Shasta descobriu que viraria um escravo e logo deu um jeito de fugir.
Assim, o menino e o cavalo seguem, ao lado de uma garota prometida à um velho babão, para o Norte e para Nárnia.
Ao chegar no país de Arqueândia, Shasta tem uma descoberta que revelará um grande segredo. Não do Norte, mas de sua vida.


De todas As Crônicas de Nárnia que li até agora, essa é minha preferida. Como sempre, Lewis consegue contar a história pra mim como se estivesse do meu lado e eu fosse uma neta querida. Impossível não gostar. 
Fica claro porque o nome do livro é esse, já que dessa vez o cavalo fala, ensina e guia. E por se tratar de Nárnia, temos uma lição no final, dada pelo Grande Leão, Filho do Imperador de Além-Mar, Senhor de Cair Paravel, Imperador das Ilhas Solitárias, Rei Supremo sobre todos os Reis e Criador e Senhor de Nárnia ou, "simplesmente", Aslam.
Não sei falar desse livro, porque desse jeito estaria tentando descrever o que sinto. Eu digo apenas: leiam, não vão se arrepender! É tão curtinho, até se você não gostar não vai ser uma "perda de tempo", mas eu duvido que não goste. E é isso, pra não ser longa demais, até a próxima. 3 estrelinhas.



Comentários

Postar um comentário

Seu cantinho para comentar!