Três Maneiras de Escrever para Crianças

Autor: C.S. Lewis
Nº de páginas: 768
Ano de publicação: 2002 (a coletânea)
Editora: Martins Fontes



"Certa vez, num refeitório de hotel, eu disse em voz um pouco alta demais: 'Odeio ameixas secas.' De outra mesa, inesperadamente, ouvi a voz de um menino de seis anos: 'Eu também.' A simpatia entre nós foi instantânea." - C.S.Lewis - Pg. 751


"Três maneiras de escrever para crianças" pode ser encontrado ao final do volume único de "As Crônicas de Nárnia" da Editora Martins Fontes. E é lá que conhecemos de onde vem toda a Nárnia que conhecemos.
Jack nos diz as duas primeiras maneiras e a terceira, que é a maneira que ele escreve, explica com mais ou menos umas 4 ou 5 folhas, dizendo que se prolongou um pouco. 
Desse jeito, lemos algumas teorias sobre os contos de fadas e seus prós e contras (prós, com certeza, a partir de Lewis) e de como esse mundo fantástico está cada vez mais deteriorado. Mas mesmo assim ele afirma que sempre haverá alguém, mesmo em 100 anos, que voltará a contá-los e continuar com essa dádiva (não pude deixar de me lembrar da autora J.K. Rowling).
Vemos também, o modo como Lewis trata do seu "eu criança" e no que isso implica nas nossas escolhas quando chegamos à fase adulta. Ele, também, fala sobre crescimento e mudança e qual a diferença dos dois.
E, claro, tudo isso escrito no jeito que só o querido Jack sabe fazer. Nos fazendo refletir e rir. Então aproveite cada minuto dessa leitura e leia mais e mais vezes, pois assim, o assunto irá se fixar. E, acredite: você vai querer ler de novo...
Beijo!



Comentários