Jogos Vorazes


Autor: Suzanne Collins
Ano de publicação: 2008
Nº de páginas: 397
Coleção: Trilogia Jogos Vorazes
Editora: Rocco
Classificação: 3 estrelinhas


"'Nós dois sabemos que eles precisam de um vitorioso' [...] Sem um vitorioso, a coisa toda explodiria nas mãos dos Idealizadores dos Jogos. Eles teriam fracassado diante da Capital. [...]"

Já faz 73 anos desde que começaram os Jogos Vorazes em Panem, uma medida para que todos se lembrem que não deveriam se levantar contra a Capital - uma época que chamam de Dias Escuros -.
 Na septuagésima quarta edição dos Jogos, a ágil e cuidadosa Katniss se torna voluntária no lugar de sua pequena irmã Prim como tributo. Mesmo sabendo que agora ela terá que competir com outros 23 tributos dos outros 11 Distritos (dois, uma menina e um menino, de cada um) e a única forma de ganhar é ficar sem morrer e matar seus oponentes. 
Por enquanto, as estratégias de Katniss não foram concretizadas, mas ela sabe no fundo no fundo que terá de matar alguma hora, até que descobre o segundo tributo do Distrito 12 (o seu distrito): Peeta Mellark. O garoto que a salvou da miséria em que ela e sua família (mãe e irmã) estavam depois da morte de seu pai. "Bem, penso, seremos 24 por lá. Há muita probabilidade de outra pessoa matá-lo antes de mim"
Agora, Katniss terá que lutar até o fim para cumprir a promessa de que ganharia os Jogos, que foi feita para Prim. Porém, há muitos obstáculos durante o caminho que a separam de um futuro no conforto de sua família e amigos. 

Adorei a história. Tem uma pegada de aventura bem legal e como vocês já devem ter lido - em A Jornada -, eu adoro o que histórias de aventura me proporcionam. Pensei, pelo sucesso que está fazendo (não confio muito em sucessos), que fosse mais um livro de gente maluca que pensam coisas malucas e fazem tudo por amor.
 Quando assisti ao filme percebi que não é bem assim e resolvi dar uma olhada nos livros (isso quer dizer que haverá resenhas novas :D) pra fazer uma conclusão final. Gostei. Não está aos pés do que Harry Potter e Nárnia fizeram comigo, mas acho que para nossa geração uma pitada de Sistema e discernimento político é bem-vinda. Já tava na hora né? Me encerro por aqui e nos vemos na próxima (que será em breve! Já tava na hora de voltar a ler meus queridinhos). 3 estrelinhas!





Comentários