Divergente


Autora: Veronica Roth
Nº de páginas: 502
Ano de publicação: 2011
Editora: Rocco - Jovens Leitores

Na futura cidade de Chicago, os habitantes são divididos em cinco facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza. Os membros, que têm de escolher suas facções aos 16 anos ao fazer um teste de aptidão, seguem a linha de pensamento e os costumes de sua facção. Toda essa divisão foi o caminho que a antiga civilização escolheu para fugir da guerra. Mas, Beatrice logo percebe que a maldade do ser humano é uma coisa que nenhuma facção pode esconder.
Ela, como uma boa Careta (nome informal dado às pessoas da Abnegação), acha que seu futuro já está fadado a continuar com sua família, porém reprime um grande desejo de ser quem ela realmente é e isso seria saindo de sua facção. 
Com um resultado inesperado em seu teste, ela terá de fazer a sua escolha e quando a fizer, estar preparada para arcar com as consequências de uma iniciação sanguinária. 

Divergente é mais um desses livros que se passam num futuro ameaçado por um governo em pró da alienação da população. Mas como se trata do futuro, cada autor faz da sua história o que quiser e talvez seja esse o motivo do sucesso desses livros. 
As personagens e os lugares são bem descritos e me deixaram fisgada durante três dias. Só pra vocês terem noção, eu sonhei que estava dentro da história em todas as noites pós-leitura. Tudo muito real! O livro, não o sonho haha! :)
E, finalmente! Finalmente uma heroína mais baixa que todos! Eu, com meus 153 cm (choquem!), me senti poderosa. A autora não cita isso uma só vez, mas o tempo todo ela faz com que Beatrice discorra sobre as vantagens e desvantagens de ser invisível pequena. E gente, ela não é uma deusa da beleza! E nem é daquele tipo que fala que é feia e na verdade nem é. Tem personagem que cai matando dizendo que ela é feia! Haha. Coitada. 
No mais, um livro energizante. Não dou 3 estrelinhas porque sou teimosa e não suspirei o tanto que achei que ia suspirar no processo da leitura. Meu Deus, tá enorme isso aqui. Se você gostou de Jogos Vorazes e da série Feios, vai gostar desse também. 

P.S.: Insurgente (sequência) já está na minha lista de compras. 


Comentários

  1. Oi! Gostei muito de divergente, e já li Insurgente, mas achei o primeiro melhor :)
    Beijos
    http://leitora-vorazz.blogspot.com.br/2013/12/o-que-ha-de-novo-1.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Ah, sério? Ganhei Insurgente ontem , não vejo a hora de começar! Você tem twitter? Quando acabar, te digo o que eu achei!
      Beijos ;)

      Excluir

Postar um comentário

Seu cantinho para comentar!