O Cavalo Amarelo


Autor: Agatha Christie
Nº de páginas: 256 (versão de bolso)
Ano de publicação: 2013
Editora: L&PM POCKET


Quando o padre Gorman foi assassinado naquela noite de neblina em uma parte afastada de Londres e, achada em seu sapato uma lista com nomes que aparentemente só tinham a morte em comum, o livro do importante Sr. Easterbroook  sobre "certos aspectos da arquitetura mongol" teve de esperar mais um pouco para ser terminado.
Ele agora está inteiramente interessado no caso da morte do padre, da lista de nomes e no Cavalo Amarelo - antigo pub onde hoje moram três bruxas que se dizem capaz de matar sem ao mínimo encostar um dedo se quer na pessoa. 

De verdade? Um dos livros mais cativantes que já li. Ele conseguiu me prender desde a segunda página, com uma narrativa fisgante e divertida. A única outra obra de Agatha Christie que conheço é O Assassinato no Expresso Oriente e ainda assim, a versão em filme da história (que por sinal é muito boa).
Esse livro não é narrado pelo famoso detetive Hercule Poirot, nem por qualquer outro detetive. Na verdade, Mark é apenas um interessado no assunto, mas isso não faz do livro um livro ruim, só ao contrário - é muito bom!
Fiquei feliz quando descobri quem era o vilão da história, pois ele (o vilão) estava na minha lista de nomes de possíveis vilões (só para constar, tinham apenas dois nomes). Feliz e surpresa, pois a narrativa aponta exageradamente para ele e a gente nem percebe.
Para entender melhor o que quero dizer, só lendo. E eu recomendo muito que o façam. Sempre bom sair daquela rotina de aventuras e histórias de amor. E já digo de antemão que nem Agatha Christie consegue tirar um romance da história. A gente entende. 




Comentários