As Vantagens de Ser Invisível


Autor: Stephen Chbosky
Ano de publicação: 1999
Nº de páginas: 223
Editora: Rocco


" 'Eu me sinto infinito.' 
E Sam e Patrick olharam para mim e disseram que foi a melhor coisa que já tinham ouvido."

Passado nos anos 90 (mais precisamente em 1991 e 1992), o livro conta a história de Charlie, um garoto de 15 anos que está prestes a entrar no Ensino Médio e não tem nenhum a amizade.
Através de cartas que Charlie manda para um amigo, ficamos a par do que acontece com ele naquele ano letivo (91-92): depois que seu professor de Inglês o pede para "participar", Charlie conhece Sam e Patrick, que já estão no último ano, e com eles, passa pelas maiores aventuras que já deve ter tido em sua vida. 


Ao longo do livro, vamos conhecendo quem realmente é Charlie. Um garoto tranquilo, que tem uma boa relação com a família, inteligente e engraçado, que no entanto não me deixou acreditar que tudo ficaria bem com ele até o fim do livro. Charlie parece que tem alguns transtornos, não porque ele chora muito, mas ele é tão sensível que toda vez que  voltava pra casa sozinho ou fumava alguma coisa, eu achava que ele ia morrer! 

Além disso, o enredo do livro também me fez pensar coisas ruins para o personagem. Envolve suicídio, masturbação, homossexualidade, sexo, drogas, bebidas, gravidez indesejada, estupro, agressão física. E por mais que o ano de Charlie tenha tido momentos muito bons, eu não consegui visualizar a história em um cenário colorido e alegre. Só via escuro, como em um dia de inverno em que o sol não aparece. Talvez fosse a mente de Charlie, que estava confusa. Inclusive, já no final, as coisas foram clareando.

Em geral, um livro muito bom. Merece ser lido, com certeza! O filme já foi lançado, como vocês já devem saber, estrelando Logan Lerman (Percy Jackson em Percy Jackson e o Ladrão de Raios), Emma Watson (Hermione Granger em Harry Potter- Série) e Ezra Miller (Kevin em Temos de Falar sobre o Kevin). 



A capa do livro no post é da edição pós-filme, porém aqui está a capa original lançada aqui no Brasil.


Comentários