Como se organizar no 3º ano

Atualizado em 20/02/2015 às 17:11
http://www.santadoroteia-rs.com.br/5507/novidade-no-3%C2%BA-ano-do-ens-fundamental/

Autor: Renata Porto
Nº de páginas: 200
Ano de publicação: 2014
Coleção: Ensino Médio
Editora: Meu Colégio

Nota: Este post é uma conversa com os leitores e não uma resenha! Os créditos iniciais foram uma brincadeira e não devem ser levados à sério. 


Inicialmente esse era um post onde eu pedia desculpas por não estar postando mais aqui no blog. O 3º ano me deixou muito ocupada e já não dava mais tempo de postar aqui. No entanto, agora que já acabou, quando vejo esse post minha mente grita "tire isso daqui e dê suas dicas!!!". Eu não procurei quando comecei o terceiro, mas vejo amigos e amigas entrando no terceiro ano agora e sei que eles precisam tomar um norte. 

Então, aqui vão minhas dicas:

  • A principal: reveja a matéria no mesmo dia em que ela foi dada. Se você tem 4 aulas, como eu tinha, vai ser mais tranquilo. Caso não, você tem que parar, observar seu calendário e organizar os estudos de forma que ainda esteja fresco na sua mente. Deixar para o final de semana as matérias de sexta/sábado e, no máximo, as de quinta que você tem facilidade.
Desse jeito você não esquece o que o professor falou e se surgir alguma dúvida, ainda está em tempo de perguntar, pois o assunto não é de dois meses atrás. 
  • Se você tem mais dificuldade em algumas matérias, dê atenção a elas! Não deixe de lado! Quanto mais você estuda o que tem dificuldade, mais compreensível vai ficando o assunto. Não acumule só porque você não entende, depois fica difícil de recuperar, tirar dúvida e isso só causa estresse. 
  • Não deixe acumular! Nunca! Quando você pega de novo para estudar, já tem continuação daquele assunto e mais vários outros assuntos de outras matérias.
Se for para acumular alguma coisa que seja, porque o dia parece que precisa ter mais horas, adie o estudo daquela matéria que você tem MUITA afinidade e acha que só precisa relembrar as anotações. Quando for o horário de estudá-la de novo, você vai pegar do assunto antigo sim, mas será mais dinâmico do que se fosse uma matéria que você não gosta e tem dificuldade. 
  • Exercícios... Faça os exercícios. Depois da teoria, pratique. Matérias que você tem facilidade, procure logo as questões mais difíceis. Já as que você não tem tanta facilidade assim, procure fazer uns exercícios mais tranquilos para entender a prática do que você leu e depois de nível médio. Os difíceis você pergunta se o professor pode responder na sala e ao menos, procure entender, depois refaça. Se o professor não puder, pergunte àquele seu amigo que é mais chegado dessa matéria.
  • Atividade física! Primeiro semestre dá para ajeitar na agenda, já no segundo fica mais difícil porque você começa a sentir o cansaço. Pelo menos 3 vezes na semana (duas na semana e uma no final de semana). Para perder o estresse. 
  • Escolha um hobbie. Só um. Você pode continuar com ele até o final do ano ou ir mudando de hobbie de períodos em períodos. Use o domingo (caso já tenha finalizado as revisões) todo ou após do almoço para ler, assistir um filme, jogar vídeo game, ver os episódios das séries que você não pôde acompanhar durante a semana, ver televisão por diversão.
Durante a semana, é possível encaixar seus hobbies. Um modo é usá-los como prêmios de recompensa. Exemplo: as matérias de hoje são mais tranquilas e você não tem nenhuma acumulada - estude 2h direto e leia dois capítulos do livro. Depois volte e termine de estudar. Se não estiver muito tarde, leia mais um antes de dormir. O importante são as doses e você se conhecer - você que tem que saber se deve ou não ler esses dois capítulos, se vale a pena usar 48min em um episódio. Tem que ponderar e trabalhar as consequências. E, as vezes é mais prazeroso quando você tem um tempo maior, por isso o importante deixar essa parte do domingo para relaxar.
  • Assista as notícias, leia na internet. Muito das provas de Naturais e Humanas são questões de conhecimento geral e atual - se você estiver atento às notícias, estará por dentro do ENEM. Sério.
  • Pratique sua redação!!!! Leia, observe os textos, procure dicas na internet se você acha que as da escola não estão suficientes. E depois, pratique. Escolha um tema e faça a introdução, peça para alguém ler (se seu professor não puder corrigir) e te explicar o que você quis dizer e o que ela espera dos seus argumentos. Se você ver que foi isso mesmo, conseguiu transmitir a mensagem. Faça o mesmo com os parágrafos de desenvolvimento e veja se a convenceu ou se ela ao menos os acha válidos. Por último, cheque se sua conclusão é mesmo inovadora para o assunto. Inicialmente, na prática, faça por partes. Depois parta para o texto direto quando sentir confiança na fórmula da redação do ENEM. 
  • As saídas, deixe sempre para o final dos períodos de prova. Se seu período de prova dura dois meses (porque você tem prova a cada semana), então você só vai sair depois disso. Eu sei, é difícil se você não está acostumado. Mas eu te garanto que se você estiver estudando bastante e focado, vai estar cansado demais para sair e vai preferir relaxar em casa. Se for algo em família, os Domingos estão aí pra isso! Converse com seus familiares e seus amigos. Peça pra eles te visitarem em casa para ver um filme ou conversar ou vão ao shopping para relaxar

Lendo tudo isso, parece até que a vida acaba e só existe estudo. Não, não. Você ainda tem seus intervalos entre aulas e durante a manhã, os almoços junto com os amigos porque tem aula de tarde, as zoeiras dos professores e os micos do terceiro ano. Combine de se exercitar junto com seus amigos, assim vocês se ajudam e passam tempo juntos. E também de estudarem juntos, depois de alguma horinhas de estudo, façam um lanche pra recarregar as baterias e façam a zoeira de vocês! Depois volta a estudar viu?
Outra: se vem feriado grande por aí ou fim de semestre, combine com seus amigos de fazerem uma reunião na casa de alguém com muita música para vocês relaxarem e comemorarem o período que passou. 
Encaixar seus amigos nas suas atividades, é um jeito bom de não deixar de fazer o que tem de ser feito e ainda não entrar na pilha do estresse. 

3º ano não é bicho de sete cabeças, eu amei o meu. Só de lembrar, me dá vontade de rir de tanta palhaçada e brincadeira que a gente e os professores faziam. Tem horas que parece que o mundo vai acabar se você não arranjar tempo de tirar a dúvida daquele bendito assunto, mas SEMPRE se lembre que esse é o último ano e se segure nisso. Tudo o que eu escrevi aí em cima como dica foi porque deu certo para mim e para outros colegas meus. Pode não dar certo para você, mas você pode ao menos tentar.
E para tranquilizá-los de que dá certo mesmo, eu fui aprovada para Engenharia de Alimentos na Federal de Viçosa - MG e tô indo cursar agora em março <3 Também passava na UFMG, Terapia Ocupacional, e alguns outros cursos bons na Federal da Paraíba, Federal e Estadual da Bahia, Federal de Sergipe e de Pernambuco. Vale ou não vale a pena?


Comentários